Entenda o valor de uma marca

Entenda o valor de uma marca 800 450 Sakada Design

Quanto vale uma marca?

Manter-se presente nos meios de comunicação e na mente dos consumidores não é nada fácil. Com vários concorrentes no mercado, é preciso fazer a marca não cair no esquecimento.

Ir além da qualidade e eficiência, sensibilizar, gerar sentimentos, estímulos e conexões com o público são atitudes essenciais para alcançar a tão esperada fidelidade. É dessa forma que se constrói valor e entendê-lo é o primeiro passo para tornar a marca ainda mais valiosa e competitiva.

Segundo o designer Walter Landor, “os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”. Tomamos como exemplo o Gol, um dos carros mais conhecidos do Brasil, que já foi redesenhado e relançado várias vezes. Depois de tantas mudanças, o seu nome permanece, pois ele é essencial para sua identidade.

Valores intangíveis aliados à uma imagem atraente conquistam e resultam em sucesso, mas é necessário colocar a mão na massa e ir além de novos produtos e novas tecnologias. É importante realizar ações positivas e estimular o relacionamento com clientes para fazê-los entender os reais propósitos e valores da marca.

Na área de marketing, enquanto o Branding é o processo de gestão que fortalece e diferencia marcas das concorrentes do mercado, o Brand Equity é o resultado desse processo, ou seja, o valor agregado de uma marca, devido à sua força, expresso também pelo seu valor de venda.

De acordo com o Brandz (banco de dados brand equity que detém dados de mais de 650 mil consumidores e profissionais de 31 países), as marcas mais valiosas do mundo em 2016 são:

 

 

Juntas, as 100 marcas mais valiosas do mundo somam uma valorização de 3,4 trilhões de dólares. Incrível, não?

Já no Brasil, as marcas consideradas mais valiosas em 2016 foram:

Quem nunca se engajou em alguma ação da Skol? A marca de cerveja investe constantemente em interação com seus consumidores através de ações inusitadas como: Roda Gigante Skol, festival de música eletrônica Skol Sensation, patrocínio da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, Summer Beats Festival, Skol Summer House (Aperte ON), Rádio Skol, entre outras. Ela continua como uma das marcas mais valiosas do Brasil e está avaliada em 6,7 bilhões de dólares.

Referências:

http://br.kantar.com/m%C3%ADdia/marcas-e-propaganda/2016/brandz-marcas-mais-valiosas-2016/

http://exame.abril.com.br/marketing/as-10-marcas-mais-valiosas-do-mundo-em-2016/

Veja também:

As características de um slogan incrível:
Leia mais…

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?:
Leia mais…