
Mais atratividade aos produtos no ponto de venda
Importante para pequenos, médios e grandes negócios, o design no ponto de venda é uma excelente estratégia para criar destaque e aumentar as vendas. Entendemos por PDV, lojas, bares, supermercados, padarias, megastores, concessionárias, entre outros.
A exposição de um produto ou serviço não precisa ser comum e tediosa, pelo contrário, ela deve ser atrativa e funcional, provocando impacto da fachada ao interior do espaço.
Funcionalidade se obtém com uma boa distribuição da área, respeitando-se a circulação do cliente e a exposição dos produtos. Já o impacto visual é garantido pela decoração e coordenação dos elementos. Tudo deve ter qualidade, bom acabamento e identificação com o público-alvo. Vale investir em objetos de decoração, materiais arrojados, iluminação e merchandising para se chegar a um projeto adequado.
Diante de um cenário com fortes concorrentes, os consumidores precisam vivenciar o produto/serviço. O foco deve estar em encantar os clientes, através de uma comunicação clara, organizada e direta, onde haja a percepção efetiva dos itens.
Quando se trata de varejo, o profissional de design cumpre papel fundamental, é ele quem vai criar a consistência na comunicação visual da marca e ser criterioso na escolha de todo o layout para que o cliente seja fisgado e queira voltar.
Podemos tomar como exemplo, a loja L’Occitane au Brésil do Grupo francês L’Occitane, que apresentou o novo conceito das lojas e quiosques, inspirado na “Casa Brasileira”. O formato une a simplicidade e o aconchego típicos das casas brasileiras, com um toque refinado aos pontos de venda. O novo formato começará a ser aplicado nos demais pdv`s da marca em 2017. A ideia é tornar mais completa as rotinas de beleza demonstradas pelas vendedoras e criar facilidade de experimentação dos produtos desde a entrada da loja.
Separei alguns exemplos que podem te inspirar:
Conheça o trabalho de design realizado pela Sakada para a Tellura: