A importância de contratar um designer de embalagens

A importância de contratar um designer de embalagens 1024 293 Sakada Design
imagem de embalagens que a Sakada produziu

Qual o poder de uma boa embalagem para o seu negócio?

Entre as diversas funções de uma embalagem, podemos dizer que é ela quem faz a conexão e a comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. De acordo com Marty Neumeier, a embalagem é a última e a melhor chance de influenciar um potencial consumidor antes que ele chegue ao caixa.

Considerado um elemento vital no processo de marketing, o design de embalagens deve ter como principais características: praticidade, conveniência, beleza, conforto e segurança.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias, 75% das empresas que investiram em embalagem obtiveram aumento nas vendas e, 41% dessas empresas conseguiu reduzir o custo, a pesquisa ainda provou que os consumidores preferem os produtos com embalagens mais atraentes.

Levando em consideração que a embalagem influi para o aumento de vendas, conclui-se portanto, que contratar um designer especializado é fundamental para criar embalagens que sejam relevantes e significativas para os consumidores. Esses profissionais absorvem diversas influências, experiências e técnicas que consciente ou inconscientemente se manifestam em seus trabalhos.

Eles têm a responsabilidade de conhecer o status do produto, seus concorrentes, seu mercado e seu target, através de pesquisas e de um bom briefing com o cliente. Também é parte do seu trabalho, identificar oportunidades de reduções de custos, por meio do uso de novos formatos, materiais e métodos de produção.

Um bom designer de embalagens sabe que é essencial usar de forma coerente a identidade visual da marca, envolvendo seus consumidores seja através de imagens, cores, linguagem, tipografia, fotografia, ilustração, forma, estrutura, efeito, acabamento ou mesmo pela qualidade tátil dos materiais, sem esquecer de adicionar questões de ecologia e reciclagem no projeto.

Sabe também que trabalhar de forma integrada na busca das melhores soluções, se especializar, buscar inovações tecnológicas contribuem para resultados originais, livres do famoso “copy-cat” (imitação).

A diferenciação do produto é um fator relevante para criar valor e atratividade, por isso, é indispensável investir em pesquisa de branding e no estudo de campo, para analisar o ponto de venda onde o produto será comercializado e como outros produtos se apresentam.

Algumas estratégias incluem atrativos extras, como receitas no verso da embalagem, apresentação de outros produtos da linha ou complementares, produtos acoplados no estilo pague 1, leve 2, adição de brindes, edições comemorativas com embalagens diferentes etc. Outros, prezam pela simplicidade e praticidade, como a tecnologia da embalagem Tetra Pak, que originou-se do desejo de criar uma embalagem de leite que exigisse o mínimo de material e o máximo de higiene.

Independente do tipo de produto, cabe ao profissional estudar e analisar as reais necessidades dos consumidores, alinhando estética e comunicação, sem esquecer de fazer a revisão final do projeto.

 

Referências de leituras:

– Livro: O que é design de embalagens? – Giles Calver

– Livro: Design de Embalagem – Curso Básico – Fabio Mestriner