A evolução do logotipo da Nike

A evolução do logotipo da Nike 1024 293 Sakada Design

A evolução do logotipo da Nike

A Nike é uma das marcas mais valiosas do mundo, somando um valor de 37,5 bilhões de dólares. De 2015 a 2016 valorizou 26% e é a segunda marca que os consumidores mais indicam nas redes sociais.

É impossível não reconhecê-la pelo seu logotipo icônico. Chamado de “Swoosh”, embora ele pareça um sinal de “correto”, na verdade, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike. Muitas pessoas não sabem, mas ele passou por algumas transformações ao longo dos anos.

Desenvolvido em 1971 pela designer gráfica Carolyn Davidson, inicialmente, o logo não agradou Phill Knight, dono da empresa, que pagou 35 dólares pelo serviço. O empresário reconheceu o trabalho de Carolyn 12 anos depois em 1983, presenteando-a com um anel com o logo da Nike em ouro e diamantes e um envelope contendo ações da empresa.

A fabricante de roupas, calçados e acessórios esportivos fez o primeiro redesign do logo em 1978, adotando outra tipografia e passando a palavra para cima do Swoosh.

nike-72-78

Em 1985 ocorreu mais uma mudança. Foi adicionado um retângulo preto para contrastar com o logo branco.

nike-78-85

A quarta versão feita em 1995 é a que perdura até hoje. A palavra Nike foi retirada, permanecendo apenas o Swoosh, simples e marcante.

nike-85-95

Fica evidente a preocupação da Nike em realizar redesigns sutis para não perder totalmente o conceito desenvolvido em 1971.

No entanto, outras mudanças estão surgindo. Seu lema “Just Do It” que já dura anos seguiu um novo caminho. No dia da cerimônia de abertura dos jogos do Rio foi lançada uma campanha com o mote “Unlimited You”, que significa “Você sem limites”.

E aí, curtiu?