Entenda como é importante projetar um site mobile
Segundo informações do relatório Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população total brasileira já tem acesso à internet via celular e outros dispositivos móveis. Em número absoluto, a porcentagem representa 79 milhões de brasileiros. A mesma pesquisa mostra um aumento de 109% no número de pageviews via dispositivos móveis e uma queda de 12% dos pageviews via desktops.
Todos os sites podem ser acessados por tablets e celulares, no entanto, como as telas dos aparelhos são menores, se o conteúdo e imagens não estiverem reorganizados e redimensionados para serem exibidos na proporção certa, o usuário vai precisar dar zoom e arrastar o texto o tempo todo para conseguir ler, fazendo-o desistir de acessar o site.
Embora o site responsivo e o site mobile utilizem a mesma tecnologia, a versão mobile é feita separadamente, destinada apenas para dispositivos móveis. Sua construção deverá ser uma escolha da empresa, lembrando que um site específico para dispositivos móveis, terá uma URL diferente, um subdomínio, sendo assim, ao acessar o site de um aparelho móvel, o serviço reconhecerá o dispositivo e o mandará para a versão mobile.
Esse tipo de site terá linhas de código, imagens e estrutura próprios e possibilitará a aplicação de botões de ação (call-to-action) customizados, textos, menu, entre outras funcionalidades especiais para atender as necessidades dos usuários de tablets e smartphones.
Conheça as principais vantagens de um site mobile:
– Proporciona uma melhor experiência ao usuário de tablets e smartphones;
– Aumenta a taxa de conversão;
– É mais rápido do que um site responsivo, devido ao menor número de informações;
Uma navegação agradável é decisiva para ajudar a manter o usuário no site e ampliar as possibilidades de retorno.
Antes de construir um site, é recomendável que a empresa converse com um profissional especializado para definir as melhores estratégias.
Entenda o que é um site responsivo