Você sabe aplicar o branding no seu negócio?
Antes de falar sobre branding é importante entender que “uma marca não é um logo. Uma marca não é um sistema de identidade visual corporativa. É o sentimento visceral de uma pessoa em relação a um produto, serviço ou empresa. Ela é o que os outros dizem que ela é.” – Marty Neumeier
Construir uma marca é um esforço constante e não se trata apenas de criar logos, desenhar embalagens, vender produtos e serviços e desenvolver estratégias compreendidas apenas pela empresa. É preciso alinhar todos os comportamentos, ações e comunicações, para assim, gerar valor, uma boa experiência e fidelização.
A gestão de marca, conhecida também como branding constitui o processo de criação da identidade e cuidados da marca, através da utilização das melhores ferramentas para que ela se expresse e crie valorização, fortalecimento e diferenciação.
O início do processo de branding pode começar quando uma empresa é criada, quando precisa trocar o nome, quando é necessário revitalizar a marca ou a identidade de marca, quando duas ou mais empresas se fundem ou quando é necessário criar um sistema integrado com coerência visual.
De acordo com Alina Wheeler, é importante explorar os pontos de contato da marca para aumentar a consciência e promover a fidelidade do cliente. Conheça alguns: propaganda, promoção de vendas, mídias sociais, sites, experiências, ambientes, sinalização, embalagens, produtos, serviços, veículos, propostas, newsletters, blogs, promoção de vendas, e-mails, palestras, networking, entre outros.
Diversas empresas ainda encaram o branding com desconfiança, pois não entendem bem seus benefícios. É preciso saber que os resultados vêm a médio e longo prazo e que não apenas empresas grandes devem pensar em branding, mas as pequenas também.
Vale salientar que quanto mais a marca se propaga, mais ela precisa de uma gestão forte e centralizada. De acordo com Neumeier, é função dos diretores de marca, documentar e disseminar o conhecimento de marca, além de transferi-lo para cada novo gerente e colaborador.
Dicas:
- Crie uma identidade visual única
- Crie uma tagline (slogan)
- Inclua estratégias digitais
- Conheça não apenas seu target, mas também seu stakeholder circle
- Monitore os resultados das campanhas
- Invista no boca a boca
- Não é necessário muito dinheiro e grandes investimentos para fazer branding
- Saia do óbvio para sair na frente da concorrência
Referências:
Livro: Design de Identidade da Marca (Terceira edição) – Alina Wheeler
Livro: The Brand Gap – O Abismo da Marca – Marty Neumeier