Qual o caminho para elaborar um bom briefing?
“O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter ideias para criar soluções”. (Humberto Waltrick)
A partir dessa definição, podemos reconhecer que o briefing é parte do dia a dia de qualquer agência de design e comunicação e o input inicial para o desenvolvimento de qualquer projeto.
Embora o DNA do bom atendimento deva estar em toda a equipe, geralmente, quem coleta as informações para construir o briefing é o profissional responsável pelo Atendimento. Quanto mais completo o formulário for, melhor! No entanto, ele deve ser simples e objetivo ao mesmo tempo.
Lembre-se! O cliente não sabe as informações que você precisa, mas você sabe, graças ao briefing! Mas por que é tão complicado construí-lo? Muitos profissionais não entendem que é preciso adicionar todos os itens relevantes aos interessados no projeto.
Saiba o que não pode faltar no seu briefing:
Histórico
Busque entender o máximo a empresa. Há quanto tempo ela existe? Em que mercado atua? Qual é a abrangência? Quais são os seus produtos e/ou serviços? Dessa forma, é possível ter uma boa base para o projeto.
Público-alvo
O projeto é baseado no target, por isso, conheça-o a fundo, capte os detalhes e não se esqueça de pesquisar também seus atuais clientes e fornecedores.
Objetivos
Quais são os principais resultados visados pelo projeto? Quer aumentar as vendas? Quer reposicionar a marca? Quais são as objeções? As respostas a essas perguntas fornecem a base para a avaliação dos resultados obtidos.
Preferências
Qual é a cultura, postura e estilo da empresa? Alinhar suas características e preferências às tendências e avanços tecnológicos é fundamental para criar projetos atraentes.
Concorrência
Quem são os principais concorrentes? Como ela atua? Que movimentos esperar desses concorrentes? Fique de olho neles e preze sempre pela originalidade.
Orçamento
O investimento que o cliente está proposto a fazer é importante para dar a ideia sobre as dimensões do projeto, os materiais utilizados etc.
Prazos
É urgente ou a longo prazo? Formalize isso com o cliente para que não haja desentendimentos.
Evite equívocos! A cooperação do cliente é fundamental, por isso não hesite em repassar o briefing com ele, isso pode ajudar a reforçar algumas informações, esclarecer dúvidas e assim, evitar erros e retrabalho. Um briefing mal construído pode arruinar um projeto e fazer toda a equipe perder tempo.
O ideal é usar o formato de briefing de acordo com o tipo de trabalho a ser desenvolvido (produto, gráfico, web, embalagens e outros) e assim, construir modelos próprios de formulários alinhados ao tipo de negócio e estrutura interna da agência.
Referências:
Livro: Briefing: A gestão do projeto de design – Peter L. Phillips
E-book: Brand Target – Humberto Waltrick