Qual é a importância de um site responsivo?
O Google encontra, classifica e retorna os resultados de busca dos sites com base no seu algoritmo. Para se adaptar às novas formas de navegação, levando em conta que a tendência é a migração do computador de mesa para os dispositivos móveis, o mecanismo de busca número 1 do mundo precisou realizar mudanças no seu algoritmo de pesquisa.
Entre as já realizadas estão: esconder sites que ofereçam o download de conteúdo pirata, restrição de sites de má qualidade, com links suspeitos, com conteúdo não original, com muita publicidade, dentre outras.
Atualmente, o Google está privilegiando em seu algoritmo de busca, os sites que proporcionam uma boa experiência mobile para seus usuários, principalmente aqueles que possuem design responsivo.
Um site mobile-friendly adapta todo o seu funcionamento tanto para dispositivos móveis quanto para desktops e está preparado para carregar as informações de forma mais rápida e eficiente, portanto, seu peso também é otimizado.
Veja as principais adaptações necessárias:
– Alterações no layout;
– Mudanças de imagens e cores;
– Aumento do espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo.
Lembre-se que um site responsivo é diferente de um site mobile (web app), pois este entrega apenas a versão móvel para o usuário com uma URL diferente, geralmente resumida. Você terá portanto, dois sites, um para desktops e outro para dispositivos móveis.
É importante saber que um site responsivo pode não garantir uma boa experiência ao usuário, por isso, não deixe de saber mais sobre o UX Design aqui.
Todas as empresas podem se beneficiar com sites responsivos, principalmente e-commerces e startups, portanto, vale a pena contratar um profissional especializado para criar um site novo ou reformular o antigo.
Um site responsivo não é um investimento caro e ainda tem como vantagem, menor custo de manutenção e treinamento.
www.tellura.com.br
Saiba se o seu site é considerado mobile-friendly ou não pelo algoritmo do Google: https://goo.gl/bRUfcK
Saiba como ajustar o código do site para torná-lo mobile-friendly: https://goo.gl/wUgG81
Referências:
http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/estatisticas-de-uso-de-celular-no-brasil.shtml
http://arquiteturadeinformacao.com/mobile/o-novo-algoritmo-mobile-friendly-do-google/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-um-site-responsivo