Por que investir no UX design?
Não basta ser bonito e adaptado para o mobile, um site precisa ser bem planejado para que a a navegação seja fácil, amigável e inesquecível!
Isso é o que podemos chamar de UX (Experience User) ou a experiência do usuário: o conjunto de técnicas aplicadas em um site para otimizá-lo de forma que atenda todas as necessidades de quem navega e proporcione uma boa experiência de uso, sem confusão ou incômodo.
Ter uma página com um excelente UX design transmite confiança, eleva a taxa de conversão e as chances de aumentar as vendas. Sendo assim, é essencial que ela esteja preparada para carregar as informações de forma mais rápida e eficiente, sem distorções, sem links mortos, sem pop-ups, sem utilização do recurso Flash, com interfaces que funcionam. Afinal, o usuário não quer finalizar uma compra pela internet e só na última hora perceber que não aceitam parcelamento no cartão de crédito. A informação precisa estar lá na hora em que o cliente está tomando a decisão de compra.
Infelizmente, problemas com a experiência ainda são frequentes. Não só a técnica é importante, é preciso se colocar no lugar do usuário para analisar o que realmente importa.
Um site com uma boa usabilidade possui:
– Fácil navegação;
– Textos legíveis e objetivos;
– Link do logotipo à homepage;
– Links claros e curtos;
– Cores adequadas;
– Layout conciso;
– Páginas específicas para assuntos específicos;
– Boa velocidade de carregamento;
– Contato em destaque.
Segundo Alexandre Miranda, consultor de User Experience na G&S Ecommerce, “do ponto de vista do usuário, usabilidade é a facilidade de utilizar. Para a área de marketing, é valor agregado à oferta. Para TI é redução na quantidade de retrabalho em manutenção e programação. Para webdesigners é o layout intuitivo. Para o SAC é a redução na quantidade de ligações e reclamações. E para o negócio como um todo é uma forma de introduzir o componente mais importante no processo de criação e tomada de decisão: o cliente.”
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Se o usuário tiver uma má experiência no site, ele provavelmente não voltará.
Acredite, menos é mais! Clareza e simplicidade se sobrepõem à quantidade.
Referências:
Livro: Design Thinking Brasil – Tennyson Pinheiro, Luis Alt em parceria com Felipe Pontes
http://www.designculture.com.br/dicas-de-ux-para-o-seu-website/