
A importância do videografismo na divulgação da marca
O videografismo, conhecido também como motion graphics dá vida a elementos gráficos, como formas, objetos, ícones e/ou textos através da animação em vídeo, seja para dar um ar informativo, divertido ou simplesmente interessante à mensagem.
Na década de 50, o designer Saul Bass animava tipografia e elementos bidimensionais, sendo considerado até hoje, o “gênio da animação motion graphics“. No entanto, se antes as criações baseavam-se em simples colagens e fotomontagens manuais, hoje a evolução tecnológica trouxe programas e softwares mais poderosos (Cinema 4D, After Effects etc), assim como técnicas mais sofisticadas, permitindo a criação de novos grafismos, tipografias e efeitos visuais mais elaborados.
O design em movimento tem sido amplamente utilizado para divulgar uma marca em meios de comunicação como a internet, cinema e televisão. Podemos ver diariamente nesses veículos, aberturas, vinhetas, créditos, comerciais, videoclipes, cursos, filmes, propagandas, efeitos pós-produção, entre outros projetos de artes visuais, além da criação de objetos em 2D e 3D. Tudo é feito por um designer especializado na área (Motion Designer), que domina não só a técnica, como também possui muita criatividade para trazer à tona projetos inovadores, alinhados às necessidades dos clientes.
O videografismo é uma das maiores tendências atualmente e uma excelente estratégia de comunicação. Empresas de diversos segmentos (jornalismo, publicidade, financeiro, entretenimento etc) vêm adotando esse recurso audiovisual para chamar a atenção de seu target de forma eficiente e proporcionar uma compreensão maior sobre produtos, serviços ou ideias em geral.
As composições gráficas estão cada vez mais interessantes e dinâmicas e podem diminuir muito o custo dos anúncios. Não é à toa que quando acessamos qualquer canal de televisão, filmes ou até mesmo redes sociais e canais de vídeo, como o Youtube e o Vimeo, lá estão as animações, permeando grande parte das atrações.
Conheça as vantagens de adotar o motion graphics:
– As imagens e linguagem lúdica são mais atrativas;
– Causam impacto visual;
– Cerca de 90% das pessoas se recordam de vídeos, mesmo depois de terem visto há algum tempo;
– É possível explicar processos complexos de forma simples e divertida;
– É possível mesclar linguagens de cinema, games, quadrinhos, design gráfico, entre outros.
Veja um exemplo de vídeo feito pela Sakada que reúne técnicas de 2D:
Veja um exemplo de vídeo feito pela Sakada que reúne técnicas de 3D:
Veja também:

Qual é a importância de um site responsivo?
Leia mais…

10 ilustrações de clássicos do cinema
Leia mais…