Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

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Inbound x Outbound Marketing: em qual investir?

Despertar interesse no consumidor. Esse é o objetivo tanto do Inbound quanto do Outbound Marketing, mas qual a diferença entre as duas estratégias?

Podemos definir o Inbound Marketing como uma forma indireta de estabelecer conexão com o público, através, por exemplo, de vídeos online, SEO, blog, conteúdos em mídias sociais, como Facebook e Instagram, infográficos, e-mails marketing, newsletters, e-books e até pesquisas de satisfação.

Já o Outbound Marketing é a forma mais tradicional e direta de atingir os consumidores e funciona melhor para abordagens em grande escala como, por exemplo, propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes e patrocínio de eventos.

Embora possa trazer resultados mais rápidos, o foco do Outbound está na venda de produtos e serviços e é considerado mais invasivo, além de ter custo mais elevado do que o Inbound Marketing.

Hoje, a maneira como as pessoas procuram produtos, serviços e empresas para se relacionar mudou. O público jovem, sobretudo, não quer ser interrompido por pop ups no meio de uma pesquisa online, ver comerciais no meio de vídeos ou outro tipo de abordagem mais intrusiva é, por isso, que o Outbound não é mais tão eficaz quanto foi há alguns anos.

Os consumidores tornaram-se seletivos, querem entender os valores e interagir com a empresa, por este motivo, o Inbound Marketing agora é considerada a melhor estratégia para atraí-los, mesmo que seja a longo prazo.

A criação de conteúdos relevantes e atrativos agregam valor e reforçam a identidade da marca e podem ser encontrados de forma espontânea na internet. Desta forma, fica muito mais fácil trazer as pessoas certas para a sua empresa , sem pressão.

Conheça algumas estatísticas:

  • O Inbound Marketing é 62% mais barato do que o Outbound Marketing;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing;
  • As redes sociais geram 100% mais leads do que as ações de marketing tradicional.
  • De 70% a 90% dos profissionais de marketing citam o Inbound Marketing como a melhor fonte para a geração de leads.

Mesmo diante deste cenário, uma empresa não deve se limitar somente ao uso do Inbound Marketing. Vale se adaptar à realidade do mercado e unir ambas estratégias para encantar e fidelizar o cliente, afinal quem não é visto não é lembrado!

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