Não consegue emprego? O problema pode estar no seu currículo
Muitas vezes, um diretor de arte irá pular o currículo ou dar aquela olhada rápida e vai correr para ver o portfólio. Claro, que isso é se você estiver fazendo aquele modelo de currículo que vem no word, bem básico e sem personalidade!
Mas você, como um bom designer pode dar uma incrementada e passar uma grande primeira boa impressão. Já pensou em transformá-lo em um cartaz? Principalmente, se você está iniciando a vida profissional e ainda não tem prêmios ou cursos pelo mundo ou qualquer outro atributo de peso de uma instituição. Então, aproveite o seu maior valor, sua criatividade!
Crie talvez, um infográfico com um código de cor e fonte que também será usado nos seus outros materiais. Se gosta mais de fontes, trabalhe a tipografia de forma diferenciada, tomando cuidado para que a hierarquia da informação esteja clara, mas que ao mesmo tempo, o conjunto visual esteja convidativo ao leitor.
Quanto às informações, seja objetivo. Se você sabe fazer um software, informe o quanto realmente sabe fazer, não adianta falar que faz milagres, quando apenas sabe ligar o programa, pois essa informação ficará clara no primeiro dia de trabalho.
Em um mundo tão digital como o que estamos vivendo, é fundamental ter um site dos seus trabalhos, mesmo para quem deseja trabalhar com material impresso. Mas cuidado, pois ele precisa estar em harmonia com a linguagem adotada por você no currículo e de preferência LINDO. Coloque os seus melhores trabalhos, os mais bonitos, mais complexos, pode ser o da faculdade, claro!
Mesmo depois de formada, ainda usei por um tempo, alguns projetos de faculdade que eu gostava muito. Claro que com o passar dos anos, você pode voltar naquele projeto e dar um upgrade nele, ajustar detalhes de forma mais crítica, mas se você tem orgulho deles, use-os.
Separei alguns exemplos que podem te inspirar:
Recomendo ainda, um livro que li no início da minha vida profissional e que me ajudou muito a mudar a forma de me apresentar. Leve em consideração que ele tem mais de 15 anos, de lá para cá muita coisa mudou e melhorou!