O poder das cores na identidade visual da marca

O poder das cores na identidade visual da marca 1024 293 Sakada Design

A importância da cor certa para a marca

Não importa qual seja o seu negócio; a escolha das cores é uma etapa básica e imprescindível no processo de criação da identidade visual. Seja para o logo, campanha, peça ou mesmo para o ambiente da empresa, as cores são essenciais para indicar qual mensagem a marca quer passar e assim influenciar na forma como ela é percebida.

As cores não têm a ver só com estética. Além de agradar aos olhos, elas precisam inspirar, criar estados de espírito, transmitir sentimentos, por isso, não devem ser escolhidas aleatoriamente. É preciso compreender seus atributos e utilizá-las com cuidado para atrair clientes ao invés de repeli-los.

Os números comprovam o quanto as cores influenciam na decisão de compra:

  • 87,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
  • 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.

É importante saber que cada cor tem um significado diferente, dependendo do lugar e da época. Se usada de maneira adequada, ela pode ser uma poderosa ferramenta para os designers. Vale aliar também, a criatividade ao senso crítico, para criar combinações cheias de personalidade.

Mas afinal, qual cor usar? As perguntas abaixo podem te ajudar a fazer a escolha certeira:

  • Qual é o segmento da marca?
  • Quem é o público-alvo?
  • O que quero transmitir aos consumidores?

Depois de respondê-las, é preciso realizar o estudo das cores, pois é a partir dele que o designer saberá quais tons vão atuar de forma positiva para a marca e garantir que a paleta escolhida enviará a mensagem certa para o target.

Veja o significado das principais cores:

Vermelho: É uma cor primária e a mais saturada de todas. É a que mais se destaca visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos.

Emoção:

  • Força
  • Energia
  • Paixão
  • Coragem

Mercado:

  • Entretenimento
  • Comida
  • Esporte

Uso no marketing:

  • Para estimular o apetite
  • Para captar a atenção e criar senso de urgência
  • Para proporcionar confiança e energia

Exemplos: Virgin, Coca-Cola, Nintendo.

Amarelo: Também é uma cor primária. É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco numa escala de tons.

Emoção:

  • Alegria
  • Intelecto
  • Energia
  • Espontaneidade

Mercado:

  • Produtos infantis
  • Lazer
  • Comida

Uso no marketing:

  • Para comunicar otimismo e espontaneidade
  • Para estimular o pensamento criativo e proporcionar energia
  • Para capturar a atenção dos consumidores

Exemplos: Mc Donald’s, Best Buy, Hertz.

Azul: É a mais escura das três cores primárias e considerada a mais fria de todas. Está entre as mais usadas pelas marcas.

Emoção:

  • Confiança
  • Segurança
  • Responsabilidade
  • Espiritualidade

Mercado:

  • Finanças
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios corporativos

Uso no marketing:

  • Para estimular a produtividade
  • Sugere precisão em produtos de alta tecnologia
  • Tons escuros comunicam estabilidade e inspiram confiança

Exemplos: Ford, Dell, General Electric (GE).

Laranja: É uma cor secundária, resultante da mistura do vermelho com o amarelo. Muito utilizada para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas.

Emoção:

  • Entusiasmo
  • Fascinação
  • Felicidade
  • Força

Mercado:

  • Alimentos
  • Produtos infantis
  • Entretenimento

Uso no marketing:

  • Para comunicar diversão
  • Para estimular a atividade cerebral
  • Para criar call-to-action

Exemplos: Nickelodeon, SoundClound, Amazon.

Verde: É uma cor secundária, resultante da mistura do azul com o amarelo. É processada mais facilmente pelos olhos.

Emoção:

  • Saúde
  • Frescor
  • Serenidade

Mercado:

  • Meio ambiente
  • Bem-estar
  • Educação

Uso no marketing:

  • Muito utilizada por marcas “ricas”
  • Para criar ambientes relaxantes
  • Para estimular a consciência ecológica

Exemplos: Starbucks, Lacoste, Mundo Verde.

Roxo: É uma cor secundária, resultante da mistura do azul com o vermelho. Oferece possibilidades tonais de extrema riqueza cromática.

Emoção:

  • Mistério
  • Sabedoria
  • Respeito
  • Criatividade

Mercado:

  • Produtos especiais
  • Entretenimento
  • Beleza

Uso no marketing:

  • Muito utilizado em produtos de beleza e anti-idade
  • Estimula a criatividade, a inteligência e a imaginação

Exemplos: Yahoo, Hallmark, Wonka.

Branco: Do ponto de vista físico, o branco é a soma das cores; psicologicamente é a ausência delas.A cor é adequada para a maioria dos mercados-alvos.

Emoção:

  • Pureza
  • Limpeza
  • Simplicidade
  • Perfeição

Mercado:

  • Saúde
  • Luxo
  • Tecnologia

Uso no marketing:

  • Usado para sugerir simplicidade em produtos tecnológicos
  • No mercado de alimentos é utilizado em produtos de baixo valor calórico
  • Adiciona força e sofisticação

Exemplos: Apple, Adidas, Nike.

Preto: Indica a ausência da luz. É umas das cores mais empregadas nos diversos ramos da atividade humana em todos os tempos.

Emoção:

  • Glamour
  • Sofisticação
  • Poder
  • Exclusividade

Mercado:

  • Grifes
  • Carros de luxo
  • Tecnologia

Uso no marketing:

  • Mostra a autoridade de uma marca no mercado
  • Sugere atemporalidade
  • Sugere nobreza e distinção

Exemplos: Chanel, Dior, Swarovski.

Referências:

Livro: Da Cor à Cor Inexistente – Israel Pedrosa

Livro: Color Harmony Compendium: A Complete Color Reference for Designers of All Types, 25th Anniversary Edition – Terry Marks, MINE, Origin, Tina Sutton

Infográfico: https://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/

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