A importância da cor certa para a marca
Não importa qual seja o seu negócio; a escolha das cores é uma etapa básica e imprescindível no processo de criação da identidade visual. Seja para o logo, campanha, peça ou mesmo para o ambiente da empresa, as cores são essenciais para indicar qual mensagem a marca quer passar e assim influenciar na forma como ela é percebida.
As cores não têm a ver só com estética. Além de agradar aos olhos, elas precisam inspirar, criar estados de espírito, transmitir sentimentos, por isso, não devem ser escolhidas aleatoriamente. É preciso compreender seus atributos e utilizá-las com cuidado para atrair clientes ao invés de repeli-los.
Os números comprovam o quanto as cores influenciam na decisão de compra:
- 87,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
- 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
- Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
É importante saber que cada cor tem um significado diferente, dependendo do lugar e da época. Se usada de maneira adequada, ela pode ser uma poderosa ferramenta para os designers. Vale aliar também, a criatividade ao senso crítico, para criar combinações cheias de personalidade.
Mas afinal, qual cor usar? As perguntas abaixo podem te ajudar a fazer a escolha certeira:
- Qual é o segmento da marca?
- Quem é o público-alvo?
- O que quero transmitir aos consumidores?
Depois de respondê-las, é preciso realizar o estudo das cores, pois é a partir dele que o designer saberá quais tons vão atuar de forma positiva para a marca e garantir que a paleta escolhida enviará a mensagem certa para o target.
Veja o significado das principais cores:
Vermelho: É uma cor primária e a mais saturada de todas. É a que mais se destaca visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos.
Emoção:
- Força
- Energia
- Paixão
- Coragem
Mercado:
- Entretenimento
- Comida
- Esporte
Uso no marketing:
- Para estimular o apetite
- Para captar a atenção e criar senso de urgência
- Para proporcionar confiança e energia
Exemplos: Virgin, Coca-Cola, Nintendo.
Amarelo: Também é uma cor primária. É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco numa escala de tons.
Emoção:
- Alegria
- Intelecto
- Energia
- Espontaneidade
Mercado:
- Produtos infantis
- Lazer
- Comida
Uso no marketing:
- Para comunicar otimismo e espontaneidade
- Para estimular o pensamento criativo e proporcionar energia
- Para capturar a atenção dos consumidores
Exemplos: Mc Donald’s, Best Buy, Hertz.
Azul: É a mais escura das três cores primárias e considerada a mais fria de todas. Está entre as mais usadas pelas marcas.
Emoção:
- Confiança
- Segurança
- Responsabilidade
- Espiritualidade
Mercado:
- Finanças
- Tecnologia
- Saúde
- Negócios corporativos
Uso no marketing:
- Para estimular a produtividade
- Sugere precisão em produtos de alta tecnologia
- Tons escuros comunicam estabilidade e inspiram confiança
Exemplos: Ford, Dell, General Electric (GE).
Laranja: É uma cor secundária, resultante da mistura do vermelho com o amarelo. Muito utilizada para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas.
Emoção:
- Entusiasmo
- Fascinação
- Felicidade
- Força
Mercado:
- Alimentos
- Produtos infantis
- Entretenimento
Uso no marketing:
- Para comunicar diversão
- Para estimular a atividade cerebral
- Para criar call-to-action
Exemplos: Nickelodeon, SoundClound, Amazon.
Verde: É uma cor secundária, resultante da mistura do azul com o amarelo. É processada mais facilmente pelos olhos.
Emoção:
- Saúde
- Frescor
- Serenidade
Mercado:
- Meio ambiente
- Bem-estar
- Educação
Uso no marketing:
- Muito utilizada por marcas “ricas”
- Para criar ambientes relaxantes
- Para estimular a consciência ecológica
Exemplos: Starbucks, Lacoste, Mundo Verde.
Roxo: É uma cor secundária, resultante da mistura do azul com o vermelho. Oferece possibilidades tonais de extrema riqueza cromática.
Emoção:
- Mistério
- Sabedoria
- Respeito
- Criatividade
Mercado:
- Produtos especiais
- Entretenimento
- Beleza
Uso no marketing:
- Muito utilizado em produtos de beleza e anti-idade
- Estimula a criatividade, a inteligência e a imaginação
Exemplos: Yahoo, Hallmark, Wonka.
Branco: Do ponto de vista físico, o branco é a soma das cores; psicologicamente é a ausência delas.A cor é adequada para a maioria dos mercados-alvos.
Emoção:
- Pureza
- Limpeza
- Simplicidade
- Perfeição
Mercado:
- Saúde
- Luxo
- Tecnologia
Uso no marketing:
- Usado para sugerir simplicidade em produtos tecnológicos
- No mercado de alimentos é utilizado em produtos de baixo valor calórico
- Adiciona força e sofisticação
Exemplos: Apple, Adidas, Nike.
Preto: Indica a ausência da luz. É umas das cores mais empregadas nos diversos ramos da atividade humana em todos os tempos.
Emoção:
- Glamour
- Sofisticação
- Poder
- Exclusividade
Mercado:
- Grifes
- Carros de luxo
- Tecnologia
Uso no marketing:
- Mostra a autoridade de uma marca no mercado
- Sugere atemporalidade
- Sugere nobreza e distinção
Exemplos: Chanel, Dior, Swarovski.
Referências:
Livro: Da Cor à Cor Inexistente – Israel Pedrosa
Livro: Color Harmony Compendium: A Complete Color Reference for Designers of All Types, 25th Anniversary Edition – Terry Marks, MINE, Origin, Tina Sutton
Infográfico: https://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/
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