O que é Brand Awareness?

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O que é Brand Awareness?

Medindo o reconhecimento da marca

Você já ouviu falar em Brand Awareness? O termo ainda pouco conhecido significa a capacidade do consumidor reconhecer previamente uma marca, seja através de produtos, serviços, identidade visual, valores ou posicionamentos e é, sobretudo, o aspecto intangível, que desperta os mais variados sentimentos nos possíveis compradores, potencializando a consciência de marca.

É preciso saber que estabelecer estratégias para promover o reconhecimento é muito importante, principalmente, nos primeiros anos de uma empresa. A exposição repetitiva é extremamente poderosa e pode diferenciá-la da concorrência, gerando emoção na audiência e influenciando na decisão de compra. É por isso que grandes marcas como a Coca-Cola continuam a executar campanhas enormes constantemente.

Há milhões de empresas no mundo competindo pela atenção do público e criando maneiras para impactá-lo. Fortalecê-las através de anúncios, logotipos, slogans, jingles, comerciais são estratégias eficazes para garantir reconhecimento. Quando bem feitas, elas geram resultado, afinal, ao ver o símbolo da maçã mordida ou quando falamos em “empresa tecnológica inovadora”, é a Apple que vem na sua mente, certo? Reconhecer uma marca pelo símbolo é importante, mas entender o que ela representa é crucial.

De acordo com o e-book Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas, quando a marca é conhecida, pode significar uma vantagem competitiva ao lançar novos produtos (depois das lâminas de barbear, a Gilette lançou creme de barbear, loção pós-barba, desodorante) ou, ainda, penetrar em novos mercados (a Honda, fabricante de motos, entra no mercado de automóveis e lanchas).

Como medir e aumentar o reconhecimento de marca?

– Boca a boca
O que as pessoas estão falam da sua empresa?

– Tráfego do site
Um site responsivo amplia a presença da sua marca na web.

– Volume de pesquisa
É importante que a empresa crie conteúdo de qualidade, sem esquecer de aplicar o SEO em todos os textos.

– Mídias Sociais
Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat podem ser ferramentas poderosas para fortalecer a imagem da marca. Conte histórias, fale sobre produtos e serviços, crie interações, responda rapidamente os possíveis questionamentos dos seguidores.

– Patrocínio
O patrocínio aumenta o reconhecimento de marca, mas é preciso escolher o evento ou causa sabiamente.

– Meça o seu sucesso
Google Analytics e a análise das tendências de vendas revelam números importantes sobre o negócio.

Quanto maior for a taxa de Brand Awareness, maior serão as vendas. Se uma marca é pequena e está tentando competir com empresas mais estabelecidas, é válido investir em redesign de marca, campanhas, presença nas mídias digitais, apostar na qualidade dos produtos e serviços, para assim, construir a identidade certa com relevância.

Referências:

E-book: Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas – Helio Arthur Irigaray, Alexandre Vianna, José Eduardo Nasser e Luiz Paulo Moreira Lima

 

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