Infográficos como ferramenta de comunicação

A arte de fazer infográficos

Certamente você concorda que os infográficos são mais agradáveis para explicar visualmente coisas do que textos repletos de valores numéricos e percentagens.

O recurso pode ser usado para diversas finalidades, como plano de negócios, slides para reuniões, matérias, projetos pessoais ou até mesmo diversão e tem como principal função apresentar informações de um jeito claro, conciso e interessante.

Mais do que jornalístico ou artístico, o infográfico precisa ser funcional, sendo assim, os dados devem ser fáceis, esclarecer dúvidas, revelar tendências e destacar conclusões. O primeiro passo, portanto, é compreender a pauta e, assim, criar uma historinha, com início, meio e fim, apresentando sempre, uma resposta ao leitor.

Lembre-se que algumas técnicas, além de guiar a narrativa, podem deixar o infográfico mais atraente, tendo muito mais chances de ser viralizado nas redes sociais, por isso, utilize tipografias diferenciadas, cores, tamanhos e formas agradáveis. Essas são ótimas maneiras para compor e destacar pontos-chave.

Na infografia, texto e arte precisam trabalhar juntos, portanto, se você quer ter um infográfico de qualidade, com dados estatísticos atuais e de fontes confiáveis, elementos de design consistentes e que seja otimizado para dispositivos móveis, vale contratar um profissional especializado para fazer o serviço.

Alguns elementos importantes para a criação de um infográfico harmonioso:

– Visual limpo

– Informações abreviadas

– Ícones

– Imagens licenciadas

– Alta resolução

– Fonte legível

– Botões de compartilhar

Criamos um infográfico com informações relevantes sobre o assunto: